Extra #3 – Tem Alguém Otimista Aí?

O Ibovespa subiu 10% no último mês, apesar do sentimento negativo compartilhado por empresas, gestores, governos e corretoras. Não identificamos sentimento positivo em nenhuma das 127 transmissões de eventos – as lives – dos canais de investimento brasileiros.

Nós fizemos, então, a seguinte pergunta: o otimismo ou o pessimismo das lives são úteis para a previsão do comportamento do mercado acionário? Para responder a essa pergunta, recorremos à mineração de textos.

A mineração de textos é uma técnica de análise que deverá ganhar uma importância cada vez maior na gestão de recursos. Nesta edição do Âmago Extra, usamos essa metodologia para estudar eventos disponibilizados em canais de investimento e de governos no YouTube.

Para estudar as mais de 160 horas de vídeos de forma sistemática, baixamos a transcrição de cada uma das transmissões, atribuímos categorias e subcategorias a cada evento, limpamos o texto de ruídos – em um processo chamado tokenização – e processamos o texto, usando o algoritmo de redes neurais para análise de sentimentos do Google. Por fim, realizamos uma análise estatística dos dados.

Obtivemos os seguintes resultados:

  • Canais de Investimentos (amostra = 127 vídeos): o sentimento foi negativo em 82% do período, e neutro nos outros 18%. As corretoras de valores foram o grupo com menor sentimento negativo.

 

    • Especialistas Setoriais (amostra = 15): é a categoria mais negativa e com menor dispersão de sentimentos, o que pode estar associado à linguagem mais técnica e ao viés crítico adotados por esses profissionais. O sentimento foi negativo em 91% dos dias, e neutros nos demais.
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    • Empresas (amostra = 43): foi a segunda categoria com sentimento mais negativo, porém com baixa dispersão. O sentimento desta categoria mostrou certa melhora a partir do dia 5 de abril, mas não podemos afirmar que foi uma tendência. O sentimento foi negativo em 87% dos dias, e neutro nos demais.
    • Gestores (amostra = 27): o sentimento expressado pelos gestores nos eventos transmitidos pela internet também oscilou diversas vezes ao longo do mês, mas com amplitude muito menor do que a das corretoras. O sentimento foi negativo em 78% dos dias, e neutro nos demais.
    • Governo Brasileiro (amostra = 13): é o segundo grupo menos pessimista, com sentimento negativo em 78% dos dias, e neutro nos demais.
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    • Corretoras (amostra = 29): apesar de ser a categoria menos pessimista na média do período, identificamos que elas foram o segmento que mais apresentou dias de sentimento de extremo pessimismo, e suas opiniões apresentaram mais oscilações no período. O sentimento foi negativo em 70% dos dias, e neutro nos demais.

 

  • Governo Americano (amostra = 40): analisamos dezenas de áudios das coletivas de imprensa concedidas pelo presidente americano, Donald Trump, e pelo governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo. Observamos grande diferença entre a mensagem que cada um deles buscava passar.

 

    • Trump (amostra = 25): as coletivas concedidas pelo presidente Donald Trump tiveram tom neutro em mais de 80% das ocasiões, indicando uma clara preocupação de transmitir uma mensagem de tranquilidade para a população. O sentimento foi negativo em apenas 12% dos dias, e positivo nos demais 8%.
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    • Cuomo (amostra = 15): as coletivas concedidas pelo governador de Nova Iorque, ao contrário das de Donald Trump, têm como características: o sentimento predominantemente negativo, muitos dias de pessimismo extremo e constante oscilação na carga emocional. O sentimento foi negativo em 81% dos dias, neutro em 13%, e positivo em 6%.

 

Com base nos resultados acima, concluímos:

  • Sinal: não conseguimos identificar uma associação clara entre a evolução do grau de pessimismo no discurso de cada categoria e a performance da bolsa.
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  • Ruído: as corretoras de valores, nitidamente, têm maior variação na intensidade do sentimento; enquanto o sentimento dos especialistas variou pouco no período analisado.
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  • Diferenciação de Setores: os setores que tiveram eventos com sentimento mais negativo foram o de construção, o de varejo e o elétrico; enquanto os que tiveram sentimento mais positivo foram os de alimentos e tecnologia.
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  • Marketing Político: a análise dos discursos de políticos americanos identifica que o presidente Trump buscou passar uma mensagem constante de tranquilidade, enquanto o governador Cuomo demonstra sentimentos negativos, com bastante variação na sua intensidade.

 

Embora a amostragem utilizada para o estudo seja pequena e ainda pouco explicativa para o momento, estamos cada vez mais entusiasmados com o uso de tecnologia na realização das tarefas complexas, como analisar sistematicamente centenas de horas de entrevistas.

Ferramentas de análise, como a mineração de textos, estão sofisticando a maneira como a atividade de gestão de fundos desenvolve-se. O aperfeiçoamento de nossos algoritmos, associado a uma base de dados cada vez maior, permite-nos ter indicadores proprietários na análise de oportunidades de investimento.

Agradecemos a todos os cotistas, que nos confiam a missão de alocar seus recursos.

P.S.: Clique neste link para acessar os gráficos com a evolução do sentimento das lives e nuvem de palavras.

Âmago Capital